terça-feira, 29 de setembro de 2015

[Especial #blog10anos] Bazar do Desapego

Eu não me lembro bem do dia exato, mas lembro como se fosse hoje o momento exato que o conceito começou a tomar forma. Estávamos, Carol Siqueira, Marcela Lodron e eu, em uma mini reunião pedida pela Carol, que naquele momento era participante do IV Ciclo. 

O objetivo era apresentar uma ideia: 

“E se a gente fizesse um evento para desapegar das coisas?”

“Tipo um bazar do desapego?”

“Que a gente possa trocar coisas?”

“Trocar? Não seria melhor vender?”

E assim tudo começou. 

2012

A ideia era perfeita: unir a necessidade de se desapegar e uma campanha da AECX para a qual precisávamos arrecadar fundos. Naquele momento era a Campanha Fraterna que estava acontecendo, nos anos seguintes a Campanha de Natal e, nesse ano, o objetivo é que a arrecadação do evento beneficie o Lar Espírita Esperança (não conhece? clique aqui e conheça mais: http://www.aecx.org.br/lar-espirita-esperanca-lee/).

2012

2013

2014

E assim aconteceu no dia 30 de junho de 2012 o primeiro Bazar do Desapego da Mocidade AECX. Inicialmente, ele foi englobado ao Enturmão, encontro que acontecia entre todos os ciclos mas, aos poucos, foi criando um dia só seu e abrindo portas para mais e mais gente participar: amigos, parentes e, por que não, o pessoal do bairro? Sem esquecer, claro, que é uma ótima oportunidade de nos confraternizarmos, afinal, tantas vezes só nos cruzamos pelo corredor da AECX e mal dá tempo de dizer: "Oi, como você está?"


2012

2013


2014

A arrecadação tem crescido a cada ano, mas, sinceramente, não é esses números que nos motiva. O que nos motiva é saber de quantos armários hoje tem muito menos apegos desnecessários que ontem e quantos olhos brilharam no Bazar por achar um vestido lindo e com o precinho acessível, ou aquele livro que procurava há meses mas que a grana estava curta. Saber que estamos criando a oportunidade de que as coisas sejam muito mais úteis e, mesmo que só um pouquinho, implantar um consumo consciente.

2014

2013

2014

Não podemos deixar de falar, nesse relato quase emocionado, do momento mais divertido de todos os Bazares que já aconteceram nessa vida: O Leilão! Objetos sonhados por muitos foram disputados a lances felizes. O mais legal é que sempre foi assim: disputa amorosa!

2012

2013

2014

Enfim, dia 08 de novembro temos a oportunidade de construir mais um capítulo dessa história.

Vem participar com a gente?

Você pode contribuir doando itens para venda, leilão ou bingo, ou pode ajudar nos mutirões de organização das doações. É só falar com a gente!

Texto: Flávia Bertolacini






1 comments:

Unknown disse...

Que bacana esta ideia.Parabens a vocês pela iniciativa.Vamos copiar.