quarta-feira, 16 de março de 2011

Mecanismos da fraternidade - COMEBH 2011

Localização: Mundo-escola Terra, Sistema Solar.
Data planetária: 16/03/11.

Quando começa a COMEBH? Seria exagero uma noção existencial que me permita dizer que todo fim é o começo? Uma COMEBH começa quanto a outra termina?


Jesus e a espiritualidade trabalham incessantemente. Assim, faz sentido considerar também incessante o trabalho que envolve a COMEBH e os demais encontros similares. Os mecanismos da fraternidade não param.

Aliás, por demais desconhecido, o trabalho intenso, ativo e perserverante de alguns serviços necessários ao encontro não devem passar desapercebidos. Todavia, os bastidores da COMEBH merecem um enfoque à parte que por ora não cabe nesse relato. (Só por ora! Aguardem as próximas semanas!)

("É isso aí!")

Na COMEBH, as oficinas organizadas pela Comissão de Mural constituem um dos mecanismos da fraternidade presente no encontro. Nelas, emoções e sentimentos são trabalhados em conjunto e de maneira respeitosa, com todos contribuindo nos resultados apresentados.


Outro mecanismo da fraternidade presente no encontro, a atividade do Anjo, coordenada pela Comissão de Integração, foi bastante eficiente no estímulo da integração entre os confraternistas. Todo dia, pela manhã, os participantes tinham um novo protegido com o qual deveriam cumprir algumas tarefas específicas, como lavar o prato, cantar uma música e escrever uma cartinha.


Fazer uma prece ou simplesmente estar com o protegido em vários momentos do dia foram atitudes que auxiliaram na harmonia do encontro.

Foram muitos os conhecimentos e as lições disponibilizadas a todos os envolvidos nessa COMEBH. Nos domínios da Arte Espírita, aprendemos que ser jovem é levar ao mundo o sonho que nos move, mesmo perante obstáculos.


Ser jovem é um estado de espírito no qual com alegria, vivemos o presente, estando no mundo de maneira cristã.


Ser jovem é buscar o amadurecimento espiritual, sabendo-se espírito em constante evolução.


A COMEBH é o exercício prático da convivência fraterna. E, para além dos limites da escola na qual convivemos em grande confraternização, cada um leva em si a experiência viva da fraternidade cristã.


Nisso somos “o sal da terra”, "a luz do mundo", como disse Jesus. Temos oportunidade de fazer nossa luz brilhar! Como? Eis o que diz o Espiritismo:

"Espíritas!"

"Amai-vos, eis o primeiro ensinamento;"


É assim que estaremos no mundo melhor.

"... instrui-vos, este o segundo."


Por isso o estudo continua após a COMEBH em si, com a ressalva de que ela continua dentro de nós.