sexta-feira, 11 de março de 2011

E o estudo continua... - COMEBH 2011

Data terrestre: 11/03/11. A COMEBH ainda está muito viva em mim. Espero que assim seja também com os demais confraternistas e por muitos meses.


A dificuldade em descrever o indescritível continua, no entanto, a própria COMEBH ensinou que cada desafio tem a sua solução.


Todas as fases do crescimento humano possuem seus próprios desafios emocionais e psicológicos. Quais são, então, os desafios na vida de um jovem? Respondida essa pergunta, outra segue: quais são as soluções para tais desafios?

Os participantes da 29ª COMEBH, cujo tema foi Juventude: Desafios e Soluções, são capazes de amadurecidamente lidar com essas duas questões, bem como com seus desdobramentos.


Profissão, responsabilidade, vida sexual, família e amizade. Esses foram os principais desafios estudados na 29ª COMEBH, enfocados nos temas diários Maturidade Espiritual, Conhecimento de si mesmo, Relacionamento com o próximo e Jesus e o jovem.

Os temas foram trabalhados em uma série de estudos, dinâmicos e expositivos, e técnicas preparada pela Comissão de Estudos. Mesmo com o encerramento da COMEBH na última quarta-feira, o estudo desses temas à luz da Doutrina dos Espíritos deve continuar, em prol dos próprios confraternistas e das pessoas que de alguma forma convivem com eles na sociedade.



Com suas inovações, vigor, beleza, criatividade e força, o jovem é aspiração dos mais novos e inspiração dos mais velhos. O Espírito não envelhece, e sim se aprimora através de reencarnações. Assim, ser jovem é um estado de Espírito.


Na reflexão sobre o significado da juventude, cabe o estudo da letra da música tema da COMEBH:

Ramas
(Gladston Lage / Tim)

Árvore cresceu de mudas-mocidades,
Seiva, nutriente-céu.

Galhos são as mãos, ramagem de amizades,
Flores no pomar, vergel.

Juventude, terra culta em ti brotou
Um grão-semente da vontade ser pão.

Frutifica maravilhas, vence os desafios da estação.
Que do teu chão nasçam flores de luz.

Para alimentar... a todos nós. (BIS)

2 comments:

Marcus Vinicius disse...

Ano passado, a cobertura da Comebh foi incrível, no esquema de "diário". Fiquei pensando, "eles (a Equipe Blog) vão ter que criar algo feroz pra igualar o que fizeram em 2010..." - E não é que conseguiram! Descrever o encontro em primeira pessoa foi uma sacada muito legal. Tenho a sensação de um amigo conversando comigo sobre o que foi a XXIX Comebh... Parabéns mais uma vez!

Abraços.
Papa.

Unknown disse...

Em verdade vos digo: eu deixei video games e MMORPG estou tentando construir um novo homem, a vontade de mudança aumentou, o entendimento a serenidade e principalmente minha fé. Tudo graças a COMEBH